quarta-feira, 11 de junho de 2008

Associação dos Amigos do Arroio Vieira - Pró-Vieira


Apresentação

Localizado na zona urbana da cidade Rio Grande, o Arroio Vieira é um arroio de porte médio que divide os bairros Parque São Pedro, Parque harinha e Jardim do Sol, que juntos compreendem mais de 25.000 moradores. Do ponto de vista histórico e arqueológico, o Arroio Vieira tem grande importância, pois dá nome à Tradição Vieira, que identifica um grupo de índios ceramistas que ocupavam a região há mais de 2500 anos, sendo os primeiros humanos a habitar a área onde hoje se situa o município do Rio Grande. Depois disso, ao longo da colonização e desenvolvimento da cidade, as águas do Arroio Vieira foram usadas pelas pessoas que viviam no entorno para diversas atividades, como a pesca, o cultivo de hortaliças e a simples recreação, ficando seu nome guardado na memória dos moradores mais antigos.

Segundo a Ecologia da Paisagem, o Arroio Vieira deveria atuar como um corredor ecológico, cortando a zona urbana e conectando os banhados na região de sua nascente ao Saco da Mangueira, uma enseada estuarina que posteriormente deságua no Oceano Atlântico. Dessa forma, é parte integrante do Estuário da Lagoa dos Patos. Além disso, conforme previsto pela Política Nacional de Recursos Hídricos (lei 9433/97), que prevê os usos múltiplos da água, o arroio e os ecossistemas do seu entorno deveriam servir como um ambiente para lazer, contemplação e contato da comunidade com a água.

Todavia, isso não ocorre. O Arroio Vieira foi desviado de seu curso e retilinizado (canalizado) no início da década de 80, passando a receber efluente tratado e in natura da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) Parque Marinha, bem como esgotos fluviais contaminados. Além disso, sofre vários outros impactos ambientais, como a disposição de lixo e construções irregulares em suas margens, a depleção total da mata ciliar, e a ausência de fiscalização e gestão da Área de Preservação Permanente (APP) ao longo do corpo hídrico, com o descumprimento visível de várias leis ambientais.

Com o rápido desenvolvimento do município e a pressão observada para a ocupação urbana na região de entorno do Arroio Vieira, torna-se urgente a necessidade de medidas visando estancar essa pressão e de recuperação da área degradada e da qualidade da água do arroio, devolvendo esse importante recurso e patrimônio ambiental para a comunidade local e visitantes, preservando-o para as gerações atuais e futuras.

Esse é o objetivo da Associação dos Amigos do Arroio Vieira - Pró-Vieira: a renaturalização do Arroio Vieira e dos ecossistemas do seu entorno, com a criação de um parque público ao longo do corpo hídrico, o Parque do Arroio Vieira, proporcionando à comunidade a realização de atividades socioculturais aliadas à preservação ambiental.